Toda a magia da trilha sonora do grande dia

Ah, a música do casamento! <3 Tem coisa mais prazerosa do que pensar nas músicas que lembram a história de vocês depois de todos os momentos vividos juntos?! Pensar na trilha sonora do grande dia tem o seu encanto e dá o tom de toda a celebração.

Nós sabemos que cada casal tem seu estilo e principalmente sua história e por isso, pede uma seleção de músicas distinta. Para ajudar com as dúvidas que permeiam essa escolha, convidamos a Ludmila Amaral, cantora e compositora cearense, além de um dos principais nomes locais quando o assunto é casamento, que listou várias dicas que podem fazer a diferença nesse momento. E ainda trouxe as músicas mais pedidas. Confira e fique por dentro!Ludmila_Amaral-28Casamento 2.0: Pra começar, gostarí­amos que você falasse um pouquinho sobre as músicas mais pedidas. Quais estão no top 3 ou top 10 de mais pedida pelos noivos cearenses?

Ludmila Amaral: Isso vai muito do estilo de cada casal, se pensam num repertório da cerimônia mais tradicional, clássico, ou mais moderno, pop. Se mais nacional ou internacional, varia muito. í‰ interessante também o repertório seguir um estilo, não ter músicas tão diferentes umas das outras, por conta, inclusive, dos instrumentos que serão utilizados. Um repertório que não siga uma certa unidade de estilo, vai exigir provavelmente uma banda maior, com uma diversidade maior de instrumentos, pra gente conseguir executar da forma mais fiel possí­vel cada canção. Todos esses detalhes vão influenciar no resultado final da cerimônia. í“bvio que têm músicas que fazem sucesso momentaneamente e são mais pedidas e tem aquelas que nunca saem de moda. Mas essas aqui, podemos enumerar como bem procuradas ultimamente pelos casais em geral e de fato são lindas!

Pra cerimônia, as mais atuais são: Thousand years – Christina Perri, Thinking out loud – Ed Sheeran, Coisa linda – Tiago Iorc, Pra sonhar – Marcelo Jeneci e Janeiro a janeiro – Roberta Campos e Nando Reis.

Mais tradicionais: Stand by me – Ben E. King, She – Charles Aznavour (francês) e Elvis Costello (inglês), Somewhere over the raibown – Yip Harburg, My girl – The Temptations, Pompas e circunstí¢ncias, Cant help falling in love with you – Elvis Presley, All we need is love – Beatles e Your song – Bernie Taupin (Moulin Rouge).

Pra festa estão pedindo muito atualmente, Wesley Safadão, Anitta, Jorge e Mateus, Marrom 5, forró das antigas e Bruno Mars.

Algumas sugestões especí­ficas:

Noiva: Clarinada (opcional), Marcha de Mendelssohn (um trecho opcional como anúncio ou ela completa para as noivas mais tradicionais) e sua música, Turning Page (Sleeping at last), Tout les visages de l’amour (Charles Aznavour/ em inglês: She, Elvis Costello), Coisa linda (Tiago Iorc), A linha e o linho (Gilberto Gil), At my most beautiful (R.E.M) e Close your eyes (Michael Bublé);

Celebração, aclamação ao evangelho, salmo, benção das alianças e comunhão: é importante ressaltar que nesses momentos religiosos mesmo da cerimônia católica, temos que utilizar músicas sacras. E tem casais também que optam por um repertório 100% religioso, depende realmente do gosto de cada um.

Assinatura, beijo e cumprimentos: Janeiro a Janeiro (Roberta Campos e Nando Reis), Teus Olhos (Marcelo Camelo e Ivete Sangalo), God Only Knows (Beach Boys), Overjoyed (Stevie Wonder), Runaway (The Corrs), Change the world (Eric Clapton), Seu Olhar (Paulinho Moska) e Love Someone (Jason Mraz);

Padrinhos, pais e/ou famí­lia: Yellow (Coldplay), Cout on me (Brunos Mars), You’re my Best friend (Versão The Once), A amizade (Fundo de Quintal), O melhor da vida (Marcelo Jeneci), With a little help from my friends (versão Joe Cocker), Pompas e Circunstí¢ncias (Edward Elgar), Humano amor de Deus (Adriana Arydes e Pe. Fábio de Melo), 11 vidas (Lucas Lucco) e Um amor puro (Djavan);

Noivo: My Love (Paul McCartney), Wedding Dress (Matt Nathanson), This never happened before (Paul McCartney), íšltimo Romance (Los Hermanos), Sempre te quis (Paralamas do Sucesso) e Nothing Else Matters (Metallica);

Crianças: A whole new world (Aladdin), Somewhere over the rainbow (Israel Kamakawiwo’ole), What a Wonderful World (versão Tiago Iorc) e Forrest Gump Theme (Alan Silvestri);

Saí­da e dança de recém casados na festa: Sorte (Versão Tiago Iorc), You and me (Dave Matthews Band), Everlong (Foo Fighters), Rather Be (Clean Bandit), Dog days are over (Florence and the Machine), Every little thing she does is Magic (Police), I do (Colbie Caillat), Thinking out loud (Ed. Sheeran), Your Love is king (Sade) Baby I Love your way (Peter Frampton), Wonderful Tonight (Eric Clapton), Come away with me (Norah Jones) e You give me something (James Morrison). Ludmila_Amaral-38Ludmila_Amaral-43Ludmila_Amaral-11C2.0: Como decidir a música de cada momento da cerimônia?

LA: Sempre digo que a cerimônia tem que refletir realmente o gosto dos noivos e de preferência, contar a história deles. Todo casal tem sua trilha sonora. Meu trabalho com eles é tentar resgatar ao máximo essa trilha pra cada momento da cerimônia ter um enorme sentido pra eles. Geralmente eu prefiro entrar mais com o papel de indicar onde cada música fica melhor, do que indicar as músicas em si, pois acho algo bem pessoal essa escolha. Mas claro quando eles precisam, eu dou minhas dicas, sempre procurando estar dentro do estilo que está sendo criado pra aquela cerimônia e principalmente, que esteja dentro do gosto musical deles. Numa conversa de trinta minutos já capto bem o estilo do casal e já dá pra dar várias dicas.

C2.0: Durante os preparativos para o casamento, em que momento você indica que seja o melhor para a noiva pensar sobre as músicas da cerimônia?

LA: Do momento que ela fechou o contrato com a banda até um mês antes da festa, já digo pra irem fazendo uma playlist e anotarem toda e qualquer música que achem que pode ir pra cerimônia ou algum momento da festa. No dia da reunião pra fechar esse repertório, que geralmente é um mês antes do grande dia, a gente ganha tempo e provavelmente teremos várias opções e poderemos montar uma cerimônia com a cara do casal. Escutou uma música na rádio, viu na tv, num filme, numa novela, gostou muito? Anota. Aí­ o resto é comigo.

C2.0: Quais os principais requisitos que se deve levar em conta ao decidir as músicas, tanto da cerimônia quanto da festa?

LA: O principal de todos: o desejo do casal. Sempre vou fazer o possí­vel e impossí­vel pra realizar exatamente o que eles querem. í‰ esse o maior e principal motivador do nosso trabalho, realizar o sonho deles. Depois disso, uma formação de banda boa, que realmente dê conta bem da proposta pensada, tanto pra cerimônia quanto pra festa. Com esses dois requisitos bem definidos, certamente teremos uma cerimônia linda e emocionante e uma festa extremamente animada. E os requisitos óbvios, músicos fixos, excelentes, que já tocam juntos há muito tempo, uma equipe fixa também do técnico de som, de luz, aos roadies (ajudantes de palco), ao produtor e um som de extrema qualidade. Isso tudo vai fazer total diferença na excelência e sucesso do resultado final.Ludmila_Amaral-35 Ludmila_Amaral-28 C2.0: Como é feita a escolha dos instrumentos?

LA: A banda da festa geralmente segue um padrão de tamanho, nossa formação mais utilizada é a de 12 músicos. Completinha e pronta pra executar muito bem os diversos estilos que serão tocados por 4h de festa. Temos formações menores também para mini weddings, que geralmente têm menos convidados e são em espaços menores.  A banda da cerimônia eu só fecho quais músicos usaremos mesmo, depois da definição do repertório. í‰ quando eu posso ter certeza do que de fato vou precisar pra executar da melhor forma possí­vel aquele repertório escolhido. Geralmente a gente fecha uma quantidade padrão de músicos pra cerimônia e depois da definição de repertório, podemos acrescentar mais músicos caso o casal queira.

C2.0: Sabemos que as opções são muitas, mas é necessário contratar a orquestra e o coral ou pode-se escolher um ou outro?

LA: Pode se escolher um ou outro, ou os dois ou nenhum! Rs Até só com uma voz e um instrumento podemos fazer uma cerimônia. Mas quem vai dizer isso é o gosto do cliente, quanto ele está disposto em investir e o estilo que ele quer pra cerimônia. Têm casais que querem uma cerimônia bem pomposa, grandiosa e outros que querem algo mais suave e intimista. Aí­ a gente faz exatamente o que eles querem e sempre deixando bem claro a melhor forma de alcançar esse objetivo. O coral, os instrumentos de cordas e de sopro são bem importantes pra cerimônias com caráter mais pomposo. Para as cerimônias mais intimistas, os instrumentos acústicos como o violão, a flauta, o carron em vez da bateria, um violino, ukelele, são ideais.

C2.0: Existe algum tipo de música que vocês não aconselham de jeito nenhum?

LA: Pra festa Músicas com letras muito pesadas ou de duplo sentido, que fale de traição, dor de cotovelo, com palavrões. Pra um casamento não são as mais indicadas. E definitivamente não fazem o perfil da nossa banda. Pra cerimônia a gente tenta sempre usar músicas romí¢nticas, felizes, que falem de amor principalmente. Assim podemos tocar músicas que não são religiosas em alguns momentos que temos liberdade pra isso, principalmente no cortejo de entrada. Na cerimônia o momento mais indicado pra uma música mais animada é na saí­da dos noivos e convidados, a última música no caso.Ludmila_Amaral-17 Ludmila_Amaral-36

More about Natália Teixeira

Leave a Reply

Deixe uma resposta