Receita de Petit Gâteau de chocolate

Eu ganhei há algum tempo um livro maravilhoso sobre chocolate com 50 receitas deliciosas. Nesse guia da felicidade tem a receita de Petit Gí¢teau, um bolinho mole por dentro servido quentinho com sorvete ou só uma calda de chocolate. O doce é fácil de fazer, o difí­cil é saber o tempo certo dele assando, porque isso depende de cada forno. Depois de seis tentativas, eu descobri que no meu forno, é preciso assar por 8 minutos para atingir a consistência certa, não desmanchando na hora de tirar da forminha.

Para essa receita, você precisa de forminhas individuais como aquelas de mini pudins. Eu usei a minha forma de cupcake, isso dificultou só na hora de passar para o prato. Então, não indico muito. Também vai precisar de uma balança digital para medir certinho os ingredientes.

Ingredientes

100 g de chocolate amargo

80 g de chocolate ao leite

40 g de manteiga

50 g de açúcar

50 g de farinha de trigo

5 claras

2 gemas

Modo de preparo

Primeiro derreta o chocolate e a manteiga em banho Maria e reserva. Enquanto isso, bata as clara quase em ponto de neve e vá acrescentando o açúcar até ficarem com picos firmes.

2014-06-11 19.18.50Depois inclua as gemas e o chocolate derretido com a manteiga. No final, incorpore a farinha de trigo peneirada delicadamente com a massa.2014-06-11 19.23.50Coloque tudo em forminhas untadas com manteiga e farinha. Despeje a massa somente até ¾ da capacidade da forminha, porque senão durante na hora de assar o bolinho pode transbordar.

Agora vai o pulo do gato, coloque a massa em um forno aquecido a 200 graus, de 6 a 8 minutos. Você terá que ficar observando, se passar um minuto do tempo o bolinho ficará duro no meio. Essa é a parte difí­cil da receita, saber o tempo certo no seu forno. Aí­ não tem jeito, são tentativas até acertar. Ainda bem que a receita dá para seis bolinhos, então dá para errar até conseguir a consistência certa. Cozinha é assim mesmo.2014-06-15 16.16.51Assinatura_Casamento2ponto0_MuniqueFreitas

More about

Comments

  1. Responder

    Adorei que o meu presentinho tá rendendo bons frutos, quer dizer, boas gostosuras! <3

Leave a Reply

Deixe uma resposta