Rabanada no forno

Durante as festas de final de ano, é difí­cil escaparmos das gulodices que nos engordam, mas nos deixam muito felizes. Uma dessas são as tradicionais rabanadas que eu adoro. Essa receita a base de pão é bem calórica, principalmente por causa da fritura. Como eu desteto fritar e usar muita gordura para fazer um prato, eu procurei uma receita mais light de rabanada para fazer este ano. Depois de algumas tentativas, achei uma feita no forno que eu adorei. O pão fica com uma casquinha crocante por fora e por dentro uma massinha molinha. Uma delí­cia. Vamos aprender a receita?

Ingredientes

– 5 pães carioquinhas dormidos ou 2 baquetes para rabanadas

– 400 ml de leite desnatado (o meu também é sem lactose)

– 2 canelas em pau

– 4 cravos (opcional)

– 2 ovos

– 3 colheres cheias de mel

Para finalizar

– 6 colheres de sopa de açúcar mascavo
– 2 colheres de chá de canela

Modo de preparo

Aqueça o leite em uma panela por uns 10 minutos em fogo baixo, com a canela e o cravo. Retire do fogo, misture o mel e deixe esfriar por uns 30 minutos. O legal é fazer essa parte bem antes, porque quanto mais tempo o leite descansar mais ele pegará o sabor das especiarias.

Antes de continuar, ligue o forno em temperatura alta para estar bem quente no momento que colocar as rabanadas.

Coloque os ovos em um recipiente,  misture com a ajuda de um garfo e reserve.
Corte o pão em fatias de aproximadamente dois centí­metros, quase a espessura de dois dedos.

2013-12-18 20.19.02

Com o pão já cortado, passe-os de leve no leite, não deixe encharcar. Em seguida, passe a mesma fatia nos ovos e coloque em uma forma levemente untada com margarina.
2013-12-18 20.27.432013-12-18 20.29.15
Asse as rabanadas no forno pré-aquecido a uma temperatura de 200°, por uns cinco minutos ou até ficar dourada. Vire e deixe assar do outro lado seguindo o mesmo processo. Retire do forno e passe na mistura do açúcar mascavo com canela. Eu reguei também com um fio de mel, porque eu adoro mel, heheh. Mas, isso também é opcional. Como já falei, a rabanada fica sequinha, com a casca crocante e o meio molinho. Sirva ainda quente que fica ainda mais gostosa.
2013-12-18 21.02.02
2013-12-18 21.07.27

More about Natália Teixeira

Leave a Reply

Deixe uma resposta