Dicas para os pratos da sua ceia de Natal

Estão chegando í s festas de final de ano e para quem vai fazer a Ceia de Natal pela primeira vez, algumas dúvidas podem surgir. Por isso até o Natal, a coluna Cozinha Prática dará dicas dos principais pratos, indicará sites com receitas maravilhosas, além de trazer pratos fáceis como um pão natalino para presentear os amigos e comer nessa noite especial.

Antes de falarmos sobre os pratos da noite de Natal, vamos conversar sobre os aperitivos. Na minha casa, só servimos a ceia a meia noite, então até lá comemos alguns aperitivos, então prepare sempre uma tábua de frios (porque todo mundo gosta) e outros aperitivos fácies como patês com torradas. Deixe o trabalho grande para a ceia.

Dicas

Existem pratos clássicos para o Natal que todo mundo conhece como o Peru, mas não necessariamente você precisa servi-lo se não gosta da carne, por exemplo. Ela é um pouco seca e por isso algumas pessoas gostam de substituí­-la pelo Chester.

O Peru é o prato principal da ceia em muitas casas. í‰ uma carne mais seca e por isso, é interessante regá-la com molho durante o processo do cozimento. Hoje, você pode comprar a ave temperada e com um termômetro que levanta quando a carne está pronta. O peru demora de 1h30 a 2 horas para assar, dependendo do forno. Então comece cedo, senão no meio da ceia você ainda estará lá presa na cozinha.

O Chester surgiu por meio de melhoramentos genéticos feitos no Brasil, a partir de matrizes escocesas. í‰ uma carne macia e combina com molhos a base de vinho branco, mas também de laranja. Existem muitas receitas que recheiam a carne com farofa, mas particularmente faço a farofa fora da carne, porque gosto dela bem sequinha e crocante.

Temos ótimas opções de carne de porco para o natal, uma delas é o Lombo que combina muito com molhos adocicados. Você pode utilizar ameixa, açúcar mascavo, mel ou laranja para fazer os molhos. Mas sem exagero com o doce, senão pode estragar a carne, é só um leve adocicado. Outra opção é o Tender, que é tipo um presunto salgado, por isso cuidado na hora de temperar. í‰ costume enfeitar a carne com cravos. Fica bem cheiroso, mas se você não gostar é só não colocar. A receita é sua né.

Na minha casa sempre compramos muitas frutas para enfeitar os pratos. Pêssegos, figos ameixas naturais e usas são ótimos para deixar tudo mais colorido. Saladas também não podem faltar, salpicão, saladas verdes e a tradicional salada de batatas com maionese (pode substituir por iogurt natural desnatado) acompanham bem as carnes.

Para você que está procurando receitas de pratos para o Natal indico ótimos sites dos meus chefs preferidos. Abaixo um lista, onde você poderá pesquisar, inventar e inovar. Tem receitas fáceis e mais complicadas também.

No ano passado, o Natal da nossa famí­lia foi na casinha dos meus pais. Nos dividimos para fazer um prato e na hora da ceia, a mesa ficou farta e linda. Vejam o resultado de todo o trabalho feito com tanto amor!

DSCF2025 DSCF2020

apresentacao Munique

More about Natália Teixeira

Leave a Reply

Deixe uma resposta