Casamento 2.0 entrevista: Samuel Gomes [Como escolher as fotos do álbum?]

Se mesmo algum tempo depois do seu casamento, você ainda não escolheu as fotos do casamento, não se preocupe. Você não está sozinho. A gente, por exemplo, só conseguiu escolher um ano depois do grande dia e com ajuda do nosso fotógrafo, o Samuel Gomes.

Como sabemos que é uma dificuldade bastante comum entre os casais, resolvemos tentar ajudá-las com uma entrevista exclusiva com o profissional que é especialista em casamento. No bate papo especial com os blogueiros, ele dá dicas preciosas que podem lhe ajudar também. Elas foram muito importantes para nossas escolhas e só assim, conseguimos fazer as escolhas. í‰ longa, mas vale a pena conferir.

Casamento Paulinha Sampaio e Felipe Queiroz. Foto: Samuel  Gomes.
Casamento Paulinha Sampaio e Felipe Queiroz. Foto: Samuel Gomes.

Casamento 2.0 – Qual a importí¢ncia do álbum de casamento?

Samuel Gomes - Com o avanço da tecnologia, a capacidade de ter acesso a todas as imagens do casamento e a flexibilidade de compartilhá-las se tornou muito fácil. í‰ tão maravilhoso ter realmente uma maneira para todos os seus amigos e familiares verem as fotos do seu casamento através de um link da web ou simplesmente no Facebook. Mas acredito ser uma experiência totalmente diferente ver suas fotos impressas, como algo tangí­vel, palpável, que pode ser tocado. í‰ um fator importante a se considerar quando você está pensando sobre como mostras suas fotos de casamento. Olhar para tinta em vez de pixels, manter as memórias do seu dia em suas mãos… sem precisar de um computador.

Casamento 2.0 – Quando o casal recebe o dvd com todas as fotos. qual o primeiro passo para escolher as fotos?
Samuel Gomes - Vamos por partes. O primeiro

 passo é selecionar as fotos que mais gostaram, tanto as tradicionais como as espontí¢neas, e colocar numa pasta separada. O segundo passo é fazer uma segunda seleção retirando as fotos mais parecidas ou que tenham o mesmo contexto.

Casamento 2.0 – Como saber quais fotos não devem entrar?
Samuel Gomes - Na minha opinião, quando se trata de álbuns de casamentos, não é tudo sobre fotos de famí­lia! O casal tem que entender que seu casamento é uma série de momentos diní¢micos, então o álbum tem que ser diní¢mico, ele deve contar uma história, a história do seu casamento. O maior erro que vejo hoje em dia, é quando um casal coloca mais fotos da famí­lia do que da festa em si, com isso não estou dizendo que a famí­lia não tem importí¢ncia. Mas não é necessário colocar uma foto com a noiva e a mãe, noiva com o pai, noiva com o irmão, noiva com a irmã etc. Em vez disso, você poderia contar a mesma história com apenas uma foto! A foto da famí­lia inteira (pai, mãe irmã, irmão, noiva, noivo), porque no final é o mesmo contexto.
Casamento Paulinha Sampaio e Felipe Queiroz. Foto: Samuel Gomes.
Casamento Paulinha Sampaio e Felipe Queiroz. Foto: Samuel Gomes.
Casamento 2.0 – Se o casal não tem mais condições de acrescentar nenhuma página a mais por conta de gastos mesmo, qual é a solução?
Samuel Gomes – (Risos) Esperar mais um pouco e fazer o álbum como deve ser feito. Negocia com o profissional a forma de pagamento, em quantas vezes pode ser pago, porque depois de encadernado não tem como se arrepender.
Casamento 2.0 – Os familiares mais próximos não devem aparecer em mais de uma foto, como a mãe, o pai e irmãos? como escolher essas fotos?
Samuel Gomes - Isso é uma questão pessoal. Você pode colocar mais de uma foto da mesma pessoa e não deixar o álbum cansativo, até porque no CD deve ter algumas fotos dos familiares dançando, conversando e etc. Não precisa ser tudo posado, todo mundo duro olhando para a cí¢mera parecendo robôs (Risos).
Casamento 2.0 - E as fotos dos padrinhos, devem entrar todos os casais naquele estilo formal, na entrada ou na hora do recebimento das lembranças?
Samuel Gomes – Prefiro em vez de colocar todas as fotos da entrada, que sejam colocadas as do casal com os padrinhos no buffet, porque sobra mais espaço no álbum para serem colocar outras fotos.
Casamento Paulinha Sampaio e Felipe Queiroz. Foto: Samuel Gomes.
Casamento Paulinha Sampaio e Felipe Queiroz. Foto: Samuel Gomes.
Casamento 2.0 – Existe um tamanho e medidas ideal do álbum ou fica a critério do casal?
Samuel Gomes - Gosto é algo relativo, mas eu particularmente gosto muito do tamanho 30 x 60.
Casamento 2.0 – As fotos da capa e contra capa, como escolher?
Samuel Gomes - Escolher fotos alegres ou que fujam do padrão estabelecido… Risos. Nós somos singular, então porque a capa do álbum tem que ser igual a de todo mundo?
Graças í  essas dicas importantes do Samuel, conseguimos encontrar uma luz e escolher nossas fotos. Agora é aguardar o álbum e curtir muito, até chegar o dia de mostrar para nossos filhos, netos…
Beijos e espero que as dicas ajudem vocês também.
“A fotografia de casamento deve ser capturada de forma mais simples e mais honesta, criando imagens que, como uma bela canção, contem uma história que vai transcender o tempo e agitar a alma das gerações futura.” Samuel Gomes.

More about

Leave a Reply

Deixe uma resposta