Casamento 2.0 responde: Como devo convidar?

Oi gente!

Hoje vamos falar de um assunto que interessa a muitas noivas: como escrever os nomes dos convidados. Recebemos um e-mail da leitora Patrí­cia Meneses e aproveitamos para compartilhar com todos aqui no bloguinho, pois muitas podem ter as mesmas dúvidas, né mesmo?!

“Oi Natália.
Me disseram que a primeira coisa que tenho que fazer é a lista de convidados e estou super em dúvida. No caso de pessoas solteiras e sem namorado, devo mandar um exibí­vel extra? E pessoas viúvas? Estou voando e preciso reduzir a lista.
Obrigada”.
Patrí­cia Meneses
Convite de casamento de Natália e Rafael – Casal Casamento 2.0 – feito pela Original Dreams Papelaria.
Verso do convite - Natália e Rafael.
Resposta Casamento 2.0

Em geral, a forma como deve-se convidar vem modificando bastante. Os convites de casamento estão menos formais, eu diria. í‰ claro que ainda existem aqueles noivos que mantém a tradição do Sr. e Sra. e não acho errado de jeito nenhum.

A principal dica que dou para as leitoras é que a forma de convidar esteja de acordo com a proposta do casamento (cerimônia e festa) e principalmente com o estilo do casal.

Independene de qualquer coisa, uma regra importante é que deve-se sempre citar primeiramente o nome do convidado e em seguida o nome do acompanhante (namorado, noiva, esposa). Além disso, existem situações em que devemos ter um pouco mais de atenção, principalmente com os convidados mais formais, como as pessoas do trabalho (os chefes, diretores e gerentes, ou convidados dos pais), os que não temos muita intimidade).

O nosso casamento, por exemplo, foi na igreja e a recepção em um buffet, mas não querí­amos nada muito sério, formal, e sim, algo mais leve, alegre, que tivesse sintonia com o nosso jeito de ser. Com isso, quebramos muitas regras, principalmente com as pessoas mais próximas. E por esse motivo, convidamos assim:

Amigos:

Aos amigos Liana e Rafael Sá (casados)

í€ amiga Natércia Saboya (solteira)

Familiares

Aos tios Alberto e Fátima Teixeira (casados)

Aos primos Michele e Dedé.

í€ minha amada irmã Luciana e cunhado Rommel.

Agora vejam outros exemplos de como podem ser escritos:

Casal com filhos solteiros:
Sr. + nome do homem + e famí­lia

Casal com filhos solteiros e filhos casados:
Sr. + nome do homem + e familiares ou
nome do homem + e familiares

Casal sem filhos:
Sr. e Sra. nome do homem
Sr. + nome do homem + e senhora

Viúvo(a):

Sr. + nome do homem e filhos
Sra. + nome do homem e filhos
(a mulher cujo marido morreu não muda de nome, endereçar um convite com o nome da mulher indica que ela é divorciada).

Namorados ou Noivos:
(os dois nomes no mesmo envelopes, ou convites separados)
Fulano de Tal
Fulana de Tal
Sem a conjunção “e”.
O nome que começa é o da pessoa que os noivos conhecem.

Recomenda-se NíƒO usar:
– Apelidos
– Srta. ou Senhorita
– Ao senhor
– Em mãos
– Extensivo

Bem, espero que tenha conseguido ajudar não só a Ticiane, que nos escreveu, mas aos demais noivos e leitoras do Casamento 2.0.

Não esqueçam! Querem enviar dúvidas, sugestões, dicas ou até mesmo compartilhar o seu chá de panela, casamento ou noivado conosco, escreva pra gente. Envie e-mail com fotos ou ví­deos para casamento2ponto0@gmail.com. Será um prazer atendê-los.

Beijos de boa noite e até a próxima dica =D

More about

Comments

  1. Responder

    Adorei o post!
    Recebi um convite recentemente em que os noivos escreveram o nome dos convidados a mão. Até acertaram na hora de escrever, mas a letra de quem escreveu não ajudava, desvalorizou o convite…
    Acho que esse é outro detalhe importante. Se não pode contratar um calígrafo ou imprimir o cartãozinho com os nomes, melhor procurar alguém com uma letra mais ou menos boa pra escrever 🙂
    Canetinha dourada ou prata disfarça bem quando a letra não é tão boa.
    Bjosssss

  2. Responder

    Ai Nath, sou totalmente contra formalidade com pessoas próximas! rsrsrs
    Pra tu ter noção, mandei meu Save the Date pelos correios pra família que mora fora e escrevi no envelope: “Pro tio Cabeça e tia Sônia” rsrsrsrsrs

    Mas uma coisa é certa… com chefe, pessoal do trabalho e pessoas menos íntimas, temos que tomar um certo cuidado!

    Adorei o post! beijooo

  3. Responder

    ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!

    Parabéns Nati!!! XOXO

    wwblogdacy.blogspot.com

  4. Responder

    Não consigo fazer contato com Original Dreams…alguém sabe me informar se o site está fora do ar??? Como faço para adquirir os produtos? Por favor, me ajudem, meu tempo está esgotando. 🙁

  5. Responder

    Que bom que gostaram meninas! =)

    Jenine, já estou entrando em contato com os meninos da Original Dreams, Fabi e Júlio, para conseguir falar com vc. De qualquer forma, procura a página da empresa do Facebook que fica fácil p/ eles localizarem vc!

    beijos e espero conseguir ajudá-la!!

Leave a Reply

Deixe uma resposta


Notice: Trying to get property of non-object in /home/casam261/public_html/wp-content/plugins/jetpack/modules/gravatar-hovercards.php on line 238