Fotógrafo Frankie Costa apresenta workshop para profissionais de Fortaleza

O Marina Park Hotel será palco, nesta quarta e quinta-feira (26 e 27), do Wedding Show – A hora e a vez do fotógrafo de casamento, com o fotógrafo paranaense Frankie Costa.

Durante o workshop, o profissional abordará a arte na fotografia de casamento, como desenvolver o olhar fotográfico diferenciado, equipamentos e técnicas, marketing e principalmente a postura do fotógrafo de casamento.

Antenados para trazer sempre novidades e dicas fresquinhas para nossos leitores – inclusive aos profissionais – conversamos com o Frankie e a gente traz todos os detalhes da entrevista exclusiva para o Casamento 2.0 agora . Confiram!

Blog – Qual o principal objetivo deste encontro com os fotógrafos de Fortaleza?

Frankie Costa - Foi através de workshops nacionais e internacionais que meu trabalho ganhou consistência e por isso sempre acreditei que compartilhar o conhecimento é extremamente importante para evolução da fotografia. Ao meu ver, o fotógrafo de casamento hoje conseguiu um reconhecimento merecido no setor devido a esta troca de informações e é por isso quero contribuir e levar minha experiência e conhecimento aqueles que também querem elevar a fotografia de casamento ao mais alto ní­vel.

Fotógrafo Frankie Costa apresenta workshop em Fortaleza.

Comecei fotografar em 1987 atuando em diversas áreas da fotografia, como jornalismo, moda, estúdio, formaturas. Presenciei a transição entre a fotografia analógica e digital e há alguns anos resolvi me dedicar especialmente a fotografia de casamentos onde encontrei acima de tudo um estilo de vida o equilí­brio entre o profissional e o pessoal, onde posso fazer o que gosto com liberdade e sem limitações para criar. Em meus casamentos, procuro as imagens verdadeiras e que possam mostrar toda a emoção e alegria deste momento tão especial, para mim cada casamento é uma grande oportunidade de contar a história de famí­lias através de imagens únicas e que realmente possam emocionar.

Blog – Por que, na sua opinião, “agora e a vez do fotógrafo de casamento”?

Frankie  – O fotógrafo de casamento, há algum tempo, era considerado o patinho feio entre os prestadores de serviços para casamento e os setores como decoração, buffet, estilista, convites, etc… acabavam tendo sempre uma atenção especial das noivas e a escolha do fotógrafo muitas vezes era deixada para segundo plano, mas atualmente essa história tem mudado. Com a grande evolução dos fotógrafos , uma nova tendência jornalí­stica com imagens cada vez mais artí­sticas e estimulantes e o grande poder visual das imagens alavancadas pela internet e redes de relacionamentos sociais, as fotos do casamento produzidas em livros modernos e sofisticados, passaram a ser objeto de desejo para as noivas, que preferem investir mais em um bom fotógrafo para seu casamento, por isso acredito que essa é “a hora e a vez do fotografo de casamento”.

Foto: Frankie Costa.

Blog – Ainda é possí­vel fazer inscrição? Quem pode participar e o que é preciso fazer?

Frankie – Sim, ainda há possibilidades para inscrição e pode participar todo fotografo profissional que deseja melhorar seu conhecimento e trocar experiências e porque não dizer contribuir para que cada vez mais elevar o ní­vel da fotografia no Brasil.

Blog - Em que você se inspira para desenvolver seu trabalho?

Acredito que minha principal inspiração é estar de bem com a vida, ter uma famí­lia em harmonia e ser apaixonado pelo que faço. Além disso, busco inspiração em todas as áreas da arte como filmes, livros, pinturas etc. e acompanho trabalhos de diversos fotógrafos como Fer Juarist (México), Anderson Miranda (Brasil), Vinicius Matos (Brasil), Fabio Laub (Brasil) Fran Russo (México), Eduardo Oliveira (Portugal) e Joseph Victor Stefanchik (EUA). Não apenas por suas técnicas mas pelo que representam para a fotografia de casamento no Brasil e no mundo, como precursores de uma inovação na fotografia de casamento que possibilitaram a tantos fotógrafos como eu a crescerem profissionalmente.

Foto: Frankie Costa.

Blog - De que forma você percebe a fotografia de casamento no Brasil nos dias de hoje? O que você acha do fotojornalismo e na sua opinião, porque tem crescido cada vez o número de fotógrafos interessados pela área?

Frankie - A fotografia de casamento hoje no Brasil atingiu um ní­vel jamais antes alcançado. Temos grandes fotógrafos em todo o paí­s e acredito que em breve, aqui será uma das grandes referências mundiais neste setor. Já tivemos o fotógrafo Vinicius Matos como melhor do mundo e não tenho dúvidas que muitos outros chegarão a este patamar.

O fotojornalismo foi sim um dos grandes motivos para que a fotografia de casamento ganhasse essa proporção, pois modificou a forma de pensar do fotógrafo que não mais se limitou a registrar o evento com as tradicionais fotos posadas, mas incentivou a um novo olhar criativo, buscando a emoção a ação, criou um dinamismo e trouxe a tona a sensibilidade do olhar. Isso possibilitou fotógrafos como eu que sempre foram apaixonados pela fotografia a se dedicar e investir recursos e tempo na fotografia de casamento, que cresce não só em quantidade mas também creio em qualidade.

Foto: Frankie Costa.

Blog – Conte-nos sobre a ideia do workshop.

Frankie – Meu trabalho nesta área ainda está começando, por isso que esta é a terceira edição e começou de uma forma inusitada. Em 2010, depois de ter participado da Wedding Brasil, o maior ongresso de fotografia de casamentos da América Latina, minha história na fotografia mudou. Através do congresso, percebi que precisava fazer uma grande mudança em meu trabalho e seguir cada informação compartilhada pelos palestrantes.

A partir daí­, meu trabalho se consolidou e no iní­cio deste ano em uma visita a Editora Photos, por uma coincidência, minha história com a Wedding Brasil teve mais um capitulo e o redator da revista Photos & Imagens, Nildo Teixeira, tomou conhecimento de minha história, então uma entrevista foi publicada na Revista Photos e Imagens uma das mais conceituadas revista de fotografia do Paí­s, que acabou sendo lançada durante a Wedding Brasil deste ano, onde foi distribuí­da para 1500 fotógrafos de todo Brasil. Com isso, comecei ser convidado para realizar este trabalho, que já conta com uma agenda para o próximo ano, onde estarei em fevereiro na Bahia, em março no Acre e no Mato Grosso do Sul e também há projetos para outros paí­ses da América Latina.

Quero agradecer o convite e parabenizá-los pelo blog, que é muito criativo e descontraí­do, e também ao Paulo Figueiredo um dos grandes nomes da fotografia de casamento em Fortaleza e  que possibilitou este workshop e também a sua esposa, Suzana Figueiredo, também fotógrafa que completa seu grande trabalho com um toque e olhar feminino.

Serviço:

Wedding Show – A hora e a vez do fotógrafo de casamento

Dias: 26 e 27 de outubro de 2011

Local: Marina Park Hotel. Fortaleza-CE.

Inscrições e informações:

Jonas Rocha – (85) 8625.8043/ jonas_rocha@hotmail.com.

Muito legal, né? Acho super válida essa troca entre os profissionais.

Espero que tenham gostado.

Beijinhos e até a próxima!

More about

Comments

  1. Responder

    Brilhante entrevista e idéia!!! É bom mesmo que todos os profissionais façam essa troca. Quem ganha somos nós, noivas. Bjus.

  2. Responder

    Tive o prazer de fazer o WS com o Frankie Costa, e com certeza me surpreendi, aprendi muitas técnicas e principalmente como encantar os noivos com um trabalho diferenciado.

  3. Responder

    Bem, conhecer um profissional como o Frankie Costa, foi de tremenda importância para o meu trabalho. Digo importante pelo fato de que agora irei passar a olhar fotografia de casamento com um olhar como nunca antes. Vim do fotojornalismo e até pouco tempo era muito resistente quanto a esse tipo de fotografia, pois acreditava não expressar arte. Hoje tenho a total certeza de que posso aliar o fotojornalismo a fotografia de casamento, buscando nela uma expressão de arte fotográfica… E isso devo ao nosso amigo Frankie Costa!!!

  4. Responder

    Quero parabenizar pelo excelente WS realizado em Fortaleza, Ceará.
    Agradeço a sua vinda sua experiência e sua técnica, foram momentos brilhantes para todos os profissionais que estiveram ao seu lado durante o curso.
    Sucessos
    Grd abraço

  5. Responder

    Grande frankie Costa, parabens por nos trasmitir de forma simples, e muita clara suas idéias e conceitos, ajudando nosso crescimento… obrigado por tudo amigo, e com disse, quem ensina o que sabe aprende o que ensina…. muita luz meu caro…

  6. Responder

    foi um sucesso o workshop do nosso amigo frankie, toda a equipe do studio3 aproveitou tudo o que esse grande profissional tinha para passar em relaçao a olhar,luz, sensibilidade,prazer e dedicação que todo fotografo precisa ter abraços a voçe e sucesso

  7. Responder

    Parabéns, Frankie. Conseguiu transmitir de forma simples, como cada vez mais, encantar as pessoas com nossas imagens.

Leave a Reply

Deixe uma resposta