Coluna 2.0 Arquitetura e Decoração | Estante

A estante será protagonista do nosso post de hoje. Ela é versátil e pode ser o grande destaque da decoração de um ambiente, sendo usada tanto para guardar seus livros, objetos decorativos ou suporte para a televisão, você decide. No projeto abaixo, esta maravilhosa estante delimita e interliga, ao mesmo tempo, os ambientes da sala de estar, cozinha e bar.

Projeto Milena Holanda - Estante de laca, nichos de tamanhos variados e iluminação embutida. projeto milena 2Para ilustrar como vemos nas fotos acima, um projeto meu, com estante de laca, nichos de tamanhos variados e iluminação embutida.estanteNeste outro projeto, a estante aparece como elemento decorativo da sala de jantar, mas em dia de festa se transforma em um buffet para apoiar as travessas durante as refeições. Uma dica fácil e moderna para arrumar a estante: escolha objetos grandes e que combinem entre si, com cores e temas parecidos. Objetos muito pequenos, mesmo em grandes quantidades, dificilmente conseguem o mesmo efeito, eles somem, ficam imperceptí­veis.

Estante de laca alto brilho e moldura em mdf madeirado

Perfeita não é?

Dica 1: Estante para TV. Ao projetar a estante para tv deve-se ter cuidado para não embutir ou deixar um nicho exatamente do tamanho da tela, hoje em dia as televisões mudam com muita rapidez e os tamanhos variam bastante. Atenção também para as medidas dos aparelhos que ficam abaixo da tv, no geral, os maiores são o receiver e o subwoofer.

estante 2O projeto acima foi executado em madeira + laca branca + laca bege fosca no centro, projetamos também gavetões na parte de baixo.

Dica 2: Estante para objetos decorativos. Neste segmento vale tudo, “mostre” suas recordações de viagens, fotos e suas artes, mas cuidado para não encher a estante como muita quinquilharia, ter espaços vazios é super importante para dar leveza e valorizar as melhores peças.

estante 3Adoro como os quadros foram expostos na figura acima. Essa dica é para copiar mesmo.

Dica 3: Estante para guardar livros. Para você, amante da leitura, minha dica é: tenha uma poltrona confortável, uma luminária para leitura ou busque um espaço com boa luminosidade de preferência perto da janela.

estante 4Estante de madeira e nichos vazados de laca branca + poltrona Voltaire, do designer Sérgio Rodrigues + luminária de pé + mesinhas redondas de apoio.

Dica 4: Quando a estante for em um escritório, tente deixar sempre alguma parte fechada, onde você possa deixar o material não decorativo guardado, como por exemplo desse projeto abaixo, onde uma grande porta de correr esconde os nichos onde ficam guardados o material do dia a dia.

SONY DSCEstante em mdf madeirado, porta de correr em mdf revestido de vidro argentato bronze, e gavetas com frente em espelho bronze.

Até  a próxima coluna, gente. Beijos.

Assinatura_Milena_CAS

 

More about Natália Teixeira

Leave a Reply

Deixe uma resposta