O doce segredo do Pudim de leite [Coluna Cozinha Prática]

As receitas mais fáceis, muitas vezes, são as mais gostosas de preparar e saborear. Hoje, a coluna Cozinha Prática vem com uma dica que será difí­cil não agradar: Pudim de leite. O ponto alto é acertar na calda e hoje você pode aprender direitinho e nunca mais errar. Vamos experimentar?!

Pudim de leite

Quem não sabe fazer pudim de leite, né?! í‰ uma receita super fácil e queridí­ssima na cozinha de todos os brasileiros. Mas, ouso muita reclamação de que é difí­cil acertar o ponto da calda de caramelo. í‰ ela que deixa aquela cor linda, de dar água na boca, em cima do pudim. Por isso, vamos focar esta receita na calda (que faz a diferença).

pudim

 Ingredientes da Calda de Caramelo

1 xí­cara de açúcar

1 xí­cara de água

Modo de Fazer

Na própria forma do pudim (eu uso a de tamanho médio), coloque o açúcar para derreter em fogo médio. Depois que o açúcar estiver bem derretido, já com a cor marrom-dourada, acrescente aos poucos a água (não utilize da torneira, use a mineral mesmo que não tem gosto de cloro). A mistura vai borbulhar muito, mas fique tranquila é assim mesmo. Quando você coloca água no açúcar derretido este endurece, mas depois ele vai se diluindo. O próximo passo é deixar a mistura ferver até o ponto de calda, que deve fazer um fio sem interrupção quando você levanta o lí­quido com a colher.

Antes de fazer o pudim, ligue o forno em temperatura baixa e coloque uma travessa de alumí­nio com água. A forma do pudim irá em cima dessa forma com água, é o chamado banho-maria. Agora, vamos para a receita dessa sobremesa “tudo de bom”.

P1020540

Ingredientes

4 ovos (peneirados)

1 lata de leite condensado

1 lata e meia de leite integral

Primeiro, bata bem os ovos no liquidificador por cerca de 4 minutos. Depois, sem deixar de bater, acrescente aos poucos o leite condensado e em seguida o leite. Bata por mais cinco minutos, pois a massa não pode ficar com cheiro de ovo. Coloque na forma que está com a calda e depois leve ao forno em temperatura média.

O pudim demora cerca de 40 minutos a um hora, então paciência. Quando estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar antes de colocar na geladeira. Eu deixo por cerca de 30 minutos gelando e só então retiro da forma, aí­ basta levar novamente í  geladeira por mais uma hora antes de servir. (Tem gente que não espera e come quente mesmo, é o caso do meu pai). Bon appetit.

More about

Comments

  1. Responder

    Ai que pudim de leite é uma das minhas sobremesas preferidas!

    Muito fácil mesmo! Vou testar essa receita! Delíciaa!!! heheh

    beijos!!

Leave a Reply

Deixe uma resposta