Como fazer polenta à bolonhesa [Coluna Cozinha Prática]

Oi meninas!

A dica da semana na coluna Cozinha Prática, por Munique Freitas, é para ensinar a fazer uma polenta í  bolonhesa. Quer ver como é fácil e que vocês também podem arriscar a fazer?! Vem com a gente conferir o passo a passo 🙂

Polenta í  bolonhesa

A receita de hoje é maravilhosa para um grande almoço em famí­lia ou com os amigos. A polenta í  bolonhesa é o prato principal que vai muito bem com uma salada de alface, com rúcula, pepino e tomate cereja, regada com bastante azeite e limão. A receita foi ensinada pela minha mãe. Ela é paulista e na região do interior de São Paulo, onde nasceu, eles comem muita polenta.

Para quem não sabe, polenta é um alimento tí­pico italiano. íˆ uma massa a base de farinha de milho, para nós um fubá de milho, só que mais fininho. O molho bolonhesa todo mundo já conhece. Mas, como ainda não colocamos nenhuma receita aqui deste molho, vamos começar com ele.

Ingredientes para o molho bolonhesa.

– 350 gramas de carne moí­da

– 5 tomates

– 1 cebola média

– 2 dentes de alho

– 4 colheres de sopa de extrato de tomate

– 3 colheres de sopa de azeite

– sal a gosto

– ervas para temperar (sugestões: manjericão, salsinha e cheiro verde)

Primeiro, corte em cubinhos a cebola, o alho e os tomates. Coloque o azeite na panela, aqueça e em seguida coloque a cebola e mexa, de vez em quando, até dourar. Quando ela estiver um pouco dourada, jogue o alho e refoque. Em seguida, acrescente a carne moí­da e mexa até ela refogar completamente. A carne deve ficar um pouco douradinha também e fininha. O segredo é mexer bem e deixar secar todo a água, assim a carne não vai ficar com aquelas bolotas.

Depois desse processo, acrescente o tomate, o sal e o extrato. Deixe os ingredientes  apurarem até o tomate derreter. Se você quiser um molho mais incrementado, é interessante tirar a pele do tomate e as sementes antes de cortar. Isso deixa o molho menos ácido também. Mas, quase nunca eu tenho tempo de fazer isso. Eu também faço bastante molho e congelo, para durante a semana usá-lo em outras receitas. Para você que também não tem muito tempo, pode se utilizar molho de tomate pronto. Existem uns muito bons no mercado. A cozinha é sua e quem manda na receita é a cozinheira, né.

Bom, quando o molho estiver apurado, com um cheirinho maravilhoso, você coloca as ervas para finalizar e reserva. Agora, vamos para a polenta.

Ingredientes da polenta

– 1 litro d’água

– 2 xí­caras de fubá para polenta (é o mais fininho)

– 1 caixinha de creme de leite

– 2 colheres de azeite

– meia cebola média cortada em cubinhos

– 1 dente de alho esmagado

– salsinha

– sal a gosto 

Ferva a água antes de começar a receita. Refoque no azeite, a cebola e o alho, em seguida coloque um pouco da água quente e metade da xí­cara de fubá. Mexa bem para não embolar, deve-se diluir o fubá na água. Vá acrescentando o restante da água e aos poucos a massa de fubá. Não pare de mexer nunca. Vai ficar bem grosso, mas não se desespere. O cozimento é bem rápido, em cerca de 10 minutos a massa fica pronta e então se acrescenta o creme de leite, o sal e um pouco de salsinha.

Em uma travessa, deve-se colocar azeite e uma camada de polenta. Depois, recheie com o molho bolonhesa e por cima coloque mais uma camada de polenta. Finalize com queijo parmesão e gratine no forno em temperatura média. Fica lindo, delicioso e se você já tiver o molho pronto demora só vinte minutos.

More about

Leave a Reply

Deixe uma resposta