O olhar do músico e a importância da escolha musical no grande dia

Hoje, o bloguinho vai abordar um tema com uma visão diferente do que costumamos mostrar: o olhar do músico de cerimônia e o como é feita a escolha musical. Normalmente buscamos compartilhar inspirações diretas dos noivos, famí­lia, amigos, parceiros e componentes de um casamento(decoração, vestido de noiva, mimos, doces…).

11040149_10206086016019028_1192820015_n

A fim de dar visibilidade e ter um olhar í­ntimo do artista, a cantora cearense, Aparecida Silvino, irá nos falar, em um pequeno “quiz”, sobre e seu pessoal particular perante as escolhas da música, a importí¢ncia da proximidade do músico com os noivos e sua participação nos casamentos.

10422979_836167379784877_8854652011095122367_n

Vejam só:

Casamento 2.0: Porque é tão importante que o musico tenha proximidade com os noivos?

Apa Silvino: Porque o músico precisa sentir, digamos, a personalidade do casal. Geralmente só a noiva vem escolher as músicas, pois é bem mais fácil quando ela já chega com tudo escolhido. Mas, quase nunca isso acontece. Então a gente precisa olhar no olho, sorrir muito, saltar por cima da ansiedade do casal, e de repente o repertório inteiro aparece. Eu, particularmente, tenho um método infalí­vel pra escolher bem as músicas de um casamento. Acredito que a música é um veí­culo da graça de Deus pra’quele casal, para esta famí­lia que se inicia, mesmo que seja um casamento civil ou em qualquer que seja a religião, o amor é parecido com Deus. Então, eu me coloco í  serviço e, de repente, a música daquele casal aparece, vai chegando música por música e eu fico muito feliz durante o processo porque eu sei que aquele casamento vai ser belo, na cerimônia e duradouro na vida.

Casamento 2.0: Como escolher as musicas?

Apa Silvino: Bem, quando está difí­cil mesmo e não tá fluindo, já sugeri variadas canções e nenhuma chegou lá onde a noiva ou os noivos queriam. Eu começo a listar “os meus bests”. Dou iní­cio com a comunhão, porque foge da expectativa do casal(eles gostam da sugestão), falo alguma da bênção das alianças, e por ai vai fluindo e dando certo. Neste momento, a noiva se lembra que durante toda a vida dela quis entrar na Igreja com “tal música’. Pronto, chegou a energia e o restante flui com naturalidade. í‰ sempre fácil.

Casamento 2.0: Quais os critérios que os músicos costumam sugerir aos noivos?

Apa Silvino: Geralmente quando a cerimônia religiosa vem acontecer dentro de uma Igreja Católica, eu sugiro que todos possam seguir a liturgia e só cantar músicas sacras no momento: salmo, aclamação ao evangelho, benção das alianças e comunhão. Daí­, dependendo da Igreja e do Padre a celebrar, músicas popular ou não sacra, no cortejo de entrada, na assinatura e na saí­da. Quando a cerimônia acontece num buffet e é um pastor ou um padre da Igreja Brasileira, isso já se abre um pouco mais, mas procuro sempre seguir a liturgia da religião dos noivos, ou seguir o momento dos noivos quando é a benção de um juiz. Quando agimos com respeito, tudo dá certo.

Casamento 2.0: Cada casamento pra você é diferente?

Apa Silvino: Sim. completamente diferente. E eu tenho aquele frio na barriga e um real medo de errar. Por isso o músico precisa do cerimonial e vice-versa. í‰ ótimo quando o cerimonial tem uma sensibilidade e permite que cada canção seja tocada de forma precisa. Cada casamento é uma emoção diferente, cada casal e cada celebrante. í‰ bastante satisfatório seguir este pensamento: a gente está ali para servir, então não pode ser “do nosso jeito”, tem de ser da forma que precisa ser. Cada música tem o tamanho e a interpretação que o momento em que ela está sendo tocada e cantada precisa.

Casamento 2.0: Tem algum casamento que você achou mais emocionante e teve uma historia que merece ser contada?

Apa Silvino: Eu fui regente do Coral do POVO durante alguns anos e nós durante um tempo fizemos muitos e excelentes e lindos casamentos. Mas, aconteceram dois em especial que ficaram na minha memória e do coral. Um foi na Igreja do Lí­bano e o outro na Igreja do Cristo Rei, cantado lá em cima no coro. Coral, músicos e eu como solista. A música era Amazing Grace e nos dois casamentos os noivos escolheram essa peça como a música de saí­da. Quando as noivas estavam próximas da saí­da da Igreja, elas olharam pro coral cá em cima e nos aplaudiram. Resultado: a Igreja inteira nos aplaudiu nos dois casamentos., foi uma emoção indescrití­vel. Nós cumprimos nosso dever, e ainda ganhamos por isso. Muito lindos aqueles momentos, e também lembro dos casamentos de cada sobrinho meu. Sempre choro nestes casamentos, sempre é uma emoção imensa.

Casamento 2.0: Como é encontrar com os noivos depois de tantos anos de casamento?

Apa Silvino: Já tive o prazer de cantar alguns 25 anos de casados nos quais eu estive cantando a “cerimônia original” e já cantei inúmeros 40, 50 e 60 anos de casados de alguns casais. Também tenho o prazer e a alegria de ser a cantora dos momentos felizes de algumas famí­lias. Desta mesma forma canto com o coração chorando momentos tristes como missas de sétimo dia e corpo presente de alguns membros destas famí­lias, mas faz parte. Canto em casamentos desde os meus 14 anos de idade. Aprendi este ofí­cio com meus irmãos que já cantavam e muito bem alguns anos antes de mim. í‰ uma alegria que hoje eu tenho profissionalmente com alguns escolhidos. Não consigo mais fazer destes momentos tão importantes, apenas uma profissão, sempre vou cantar pela primeira vez cada casamento lindo que me for ofertado. í‰ assim que me sinto. Sou grata por poder estar aqui agora contando sobre estes momentos tão felizes e importantes para as nossas vidas, nossas enquanto músicos e dos noivos com quem temos a alegria de ser felizes sempre que cantamos. <3

11016522_10206086061300160_1079873345_n

í‰ muito bacana poder compartilhar momentos e vivências diferentes, principalmente de quem vive o casamento e fica no olhar de dentro para fora.  A entrevista com a Apa Silvino foi super gostosa e ela, como sempre, muito querida.

Beijinhos.

More about Natália Teixeira

Leave a Reply

Deixe uma resposta