Cardápio leve depois da fartura do fim de ano

A coluna Cozinha Prática desta semana vem especialmente para quem exagerou (muita gente, né?!) nas festas de fim de ano e quer começar o ano novo no pique para perder o que ganhou. A sopa de abóbora pode ser um bom começo nesse desafio. Pegue a caneta e o bloquinho e anote tudo. í‰ bem fácil de fazer.

Sopa de abóbora

Não há nada melhor do que chegar em casa e comer uma sopa bem quentinha. Essa receita é de uma cozinheira que eu adoro. O nome dela é Rita Lobo e ela tem um programa na GNT. Eu fiz algumas adaptações para o gosto do gengibre não ficar tão forte e você pode fazer as suas também, se não apreciar algum ingrediente. Mas, fique sabendo que isso pode mudar o gosto da comida, tá.

Ingredientes

½ abóbora japonesa
Pedaço de 2 cm de gengibre (metade de uma colherzinha de café)
1 cebola
3 dentes de alho
3 talos de capim-santo
1 ½ litro de água
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
Azeite (a gosto)

DSCF3306

DSCF3311

DSCF3312

Modo de preparo: 
Lave bem a metade da abóbora sob água corrente. Numa panela, coloque duas xí­caras de água, a abóbora e leve para o fogo médio. Deixe cozinhar por 10 minutos: isso fará com que a casca saia facilmente. Enquanto isso, lave e fatie o gengibre, sem descascar. Descasque o alho e a cebola e a corte em 4 partes. Transfira a abóbora pré-cozida para uma tábua e, com o descascador de legumes, retire a casca. Deixe reservada a panela e a água que cozinhou a abóbora, pois você irá reutilizar.

Corte a abóbora em cubos e volte í  panela com a água. Junte o gengibre, o alho, a cebola, o capim-santo e o restante da água. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos. Retire os talos de capim-santo e transfira o cozido para um liquidificador. Se não couber tudo, bata em etapas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Com um pano de prato dobrado, segure bem firme para o vapor quente não abrir a tampa do liquidificador. Se preferir, deixe a sopa esfriar completamente. Volte a sopa para a panela e verifique o sabor. Se quiser, tempere com mais sal e pimenta-do-reino. Regue com o merecido fio de azeite e voilá! Não está na receita, mas eu coloquei um pouco de parmesão ralado por cima da sopa e a comi com pão português bem quentinho, fica ótimo.

More about Natália Teixeira

Leave a Reply

Deixe uma resposta