Casamento no Havaí | Larissa e Luiz

Hoje vamos mostrar um casamento que encheu os olhos de todos nós! A Larissa e o Luiz não falavam muito sobre o assunto “casamento”, mas, depois de uma viagem do noivo e uma ideia repentina tudo mudou. Gostamos tanto do depoimento da Larissa que vamos publicar ele na í­ntegra pra vocês!

“Casamento nunca foi um assunto muito discutido no nosso relacionamento, não tí­nhamos muito esse desejo e nem falávamos tanto em nos casar, mas um ano antes de completarmos 10 anos que haví­amos nos conhecido, uma viagem nos fez mudar de ideia (do noivo, no caso!!).6- CERIMONIAEra Abril de 2014 quando meu namorado, velejador de Windsurf, passou um mês no Havaí­ com um amigo e percebeu que o arquipélago atraí­a um público bem distinto de turistas: os que iam para casar! E foi então que ainda de lá ele me sugeriu que comemorássemos nossos 10 anos juntos em uma cerimônia tipicamente havaiana, no ano seguinte. Opa, peraí­, isso era um pedido de casamento? Como o noivo falava: “Será uma benção por tantas coisas bacanas que vivemos nestes dez anos e pelos próximos que ainda virão!”. Independente do nome, seria um momento nosso, do nosso jeito e num lugar especial.

E desde esse “pedido” eu comecei a pesquisar agências que pudessem me ajudar a realizar esta cerimônia, e foi ai que encontrei no Instagram a Empresa Hawaii Eco Weddings, formada por brasileiros, ou seja, tudo estava conspirando a favor! Como sou blogueira de viagem, unir nosso casamento í s férias e Lua de Mel me permitiria explorar um outro lado do Havaí­ além das praias, surf e velejo.

E não poderí­amos ter escolhido local melhor, primeiro porque aliamos nossas férias ao Destination Wedding (super em alta ultimamente) e depois í  lua de mel, segundo, porque casar no exterior é muito mais em conta que no Brasil e por fim, a cerimônia havaiana é bem bonita e cheia de significados, sem falar na cultura, nas tradições e no jeito do povo. Além de casamentos, o Havaí­ também é um destino muito procurado para renovação de votos entre casais.

Nosso casamento aconteceu em Maio de 2015, escolhemos casar em Oahu, a ilha onde está a capital Honolulu, na praia de Waimanalo Beach eleita neste ano a mais bonita dos Estados Unidos! Nossa celebração aconteceu í s 14 horas, pois Waimanalo é cercada de montanhas, assim, o sol se põe cedo.3- PEDIDO DE BENí‡íƒO AO MAR E AOS DEUSES 2- DETALHES DA DECORACAO 1- DECORACAO COM TIKI TORCHES

A cerimônia havaiana segue todo um ritual especial, antes da benção o noivo foi levado í  beira do mar pelo Oficiante a fim de pedir permissão aos Deuses e ao mar para que a mesma fosse realizada. O povo havaiano acredita muito que a natureza tem uma influência muito forte nas nossas vidas e que devemos respeito a ela.

Em seguida, entrei de pés descalços com um músico no ukulele (instrumento musical havaiano) me acompanhando ao som de “Somewhere over the Rainbow“, e ali seguiram-se momentos de muita emoção.

Uma particularidade dos casamentos havaianos é a troca de Leis (tradicional colar havaiano de flores e folhas), um costume muito especial já que os Leis são oferecidos pelo (a) parceiro (a) para reforçar o amor eterno. Dar um Lei é algo muito significativo no Havaí­, pois simboliza consideração e respeito, bases para um relacionamento duradouro! Além da troca de Leis, também há troca de alianças e o Oficiante explicou cada gesto e significado da celebração, o que nos fez nos sentir um pouco dentro da sua cultura. A cerimônia foi realizada em inglês e em alguns momentos em havaiano, com tradução em português.4- ENTRADA DA NOIVA EM MEIO AS ARVORES 5- ENTRADA DA NOIVA 6- CERIMONIA 7- BENCAO DOS LEIS 8-TROCA DE LEIS

Muito interessante conhecer um pouco da cultura havaiana, como nos explicou o Oficiante, “desde os tempos antigos, os havaianos não tinham nenhum material para confeccionar algum sí­mbolo, apenas as coisas da natureza como flores e folhas, por isso a tradição dos Leis que assim como os anéis, não tem começo nem fim, suas folhas são trançadas e unidas pelos ramos, o que significa o casamento. Os havaianos acreditam que suas folhas foram pegues na floresta dos Deuses, já o Lei da noiva representa a feminilidade, a beleza da mulher.”

Outra curiosidade é o quanto a palavra “Aloha” significa para os havaianos, orientando a conduta do povo local, é uma espécie de filosofia, o “Espí­rito Aloha”. Essa palavra é formada pelas iniciais de outras cinco: A, vem de AKAHAI, Bondade a ser demonstrada com Ternura; L, vem de LOKAHI, Unidade a ser expressa com Harmonia; O, vem de OLU OLU, Cordialidade a ser demonstrada com Afeto; H, vem de HA AHA A, Humildade, a ser demonstrada através da Modéstia e A, vem de AHONUI, Paciência, a ser demonstrada pela Perseverança.

No Casamento o Oficiante nos falou que levássemos o Aloha para as nossa vidas e que deverí­amos ser o Aloha na vida um do outro, seguindo um dos principais provérbios locais: “O nós, anula o eu…”, ou seja, antes de pensamos individualmente, devemos pensar no casal. E esse é o nosso desejo cultivarmos e seguirmos essa filosofia Aloha nas nossa vidas.

Para nossa benção, escolhi usar a coroa de flores e o buquê que foi surpresa, só pedi que as flores na cor rosa se sobressaltassem. Para a decoração tí­nhamos a opção de arcos de bambu com tecidos ou com tiki torches, tecidos e pétalas, escolhemos esta segunda, mas você pode incluir outras opções disponí­veis na Empresa. Um detalhe, nem todas as praias do Havaí­ permitem que sejam realizadas cerimônias de casamento, por isso, é bom verificar antes de escolher a sua. Nos pacotes disponí­veis também estão incluí­das as taxas de uso da praia, obrigatório por lá.

E depois de casados, era hora de celebrar, pena que nossos familiares não puderam estar presentes nesse momento, essa foi uma das desvantagens, mas como optamos por não validar o casamento nos Estados Unidos, esse dia significou uma benção muito í­ntima pelos nossos dez anos juntos. A propósito, se nenhum dos dois do casal é americano, não vale a pena entrar num processo para validar o casamento, deixe para oficializá-lo no Civil no Brasil, como fizemos.

Realmente me apaixonei pela simplicidade e pela beleza daquele lugar, e conhecer mais da cultura havaiana enriqueceu muito a nossa viagem! Voltei com vontade de levar todos os amigos para casar por lá, rs, e divulgar esse destino especial!”9- BENCAO DAS ALIANí‡AS 10- TROCA DAS ALIANCAS 11- ENFIM CASADOS

Além de noivinha, a Larissa também é jornalista e está í  frente do blog Vamos Viajar. Então, para quem quiser conhecer um pouco mais do Havaí­ ou tirar alguma dúvida sobre o Casamento no Havaí­, você pode checar tudo lá no Blog (www.vamosviajarbrasil.com.br) e Instagram (@vamos_viajar).

Esperamos que vocês tenham curtido!

Beijos.

More about Natália Teixeira

Comments

  1. Responder

    Que lindo reviver este momento!!!!!

Leave a Reply

Deixe uma resposta