Eu ganhei há algum tempo um livro maravilhoso sobre chocolate com 50 receitas deliciosas. Nesse guia da felicidade tem a receita de Petit Gí¢teau, um bolinho mole por dentro servido quentinho com sorvete ou só uma calda de chocolate. O doce é fácil de fazer, o difícil é saber o tempo certo dele assando, porque isso depende de cada forno. Depois de seis tentativas, eu descobri que no meu forno, é preciso assar por 8 minutos para atingir a consistência certa, não desmanchando na hora de tirar da forminha.
Para essa receita, você precisa de forminhas individuais como aquelas de mini pudins. Eu usei a minha forma de cupcake, isso dificultou só na hora de passar para o prato. Então, não indico muito. Também vai precisar de uma balança digital para medir certinho os ingredientes.
Ingredientes
100 g de chocolate amargo
80 g de chocolate ao leite
40 g de manteiga
50 g de açúcar
50 g de farinha de trigo
5 claras
2 gemas
Modo de preparo
Primeiro derreta o chocolate e a manteiga em banho Maria e reserva. Enquanto isso, bata as clara quase em ponto de neve e vá acrescentando o açúcar até ficarem com picos firmes.
Depois inclua as gemas e o chocolate derretido com a manteiga. No final, incorpore a farinha de trigo peneirada delicadamente com a massa.Coloque tudo em forminhas untadas com manteiga e farinha. Despeje a massa somente até ¾ da capacidade da forminha, porque senão durante na hora de assar o bolinho pode transbordar.
Agora vai o pulo do gato, coloque a massa em um forno aquecido a 200 graus, de 6 a 8 minutos. Você terá que ficar observando, se passar um minuto do tempo o bolinho ficará duro no meio. Essa é a parte difícil da receita, saber o tempo certo no seu forno. Aí não tem jeito, são tentativas até acertar. Ainda bem que a receita dá para seis bolinhos, então dá para errar até conseguir a consistência certa. Cozinha é assim mesmo.
Comments
Thais Marques
01/07/2014Adorei que o meu presentinho tá rendendo bons frutos, quer dizer, boas gostosuras! <3