Uma ex-noivinha (agora casadíssima) que sempre nos acompanha e colabora com o blog, Lara Medeiros, tem uma dica super para as noivas que passam por aqui e optam por acrescentar o sobrenome do esposo em seus nomes: alteração dos documentos. O post é extenso, mas vale a pena conferir, pois explica cada passo que é preciso resolver. Vem ver!
Depois da festança vem a burocracia
As mulheres que decidiram acrescentar o nome do esposo (ou vice e versa), precisam fazer atualização de praticamente todos os documentos. No meu caso, acrescentei o nome do meu esposo. Comecei o processo de atualização pelo Registro Geral, famoso RG, conhecido também como cédula de identidade. Ao pesquisar sobre as atualizações documentais, descobri que, mesmo se eu não tivesse alterado meu nome, como meu RG tem mais de 10 anos de expedição, não teria validade em algumas companhias aéreas dentro do Brasil e na América Latina não valeria de jeito nenhum. Ou seja, se eu resolvesse viajar pra Argentina, por exemplo, teria problemas e provavelmente não conseguiria embarcar.
Mas, vamos ao que interessa. Atualizei meu RG no Instituto de Identificação. Lá o RG fica pronto entre 5 a 8 dias. Você só precisa levar a Certidão de Casamento e, se quiser acrescentar o número do CPF ao RG, leve também. No próprio Instituto eles tiram sua foto. Cheguei í s 7h da manhã e tinha gente lá desde í s 5h. Esperei uma hora e quinze minutos pra pegar a senha (tinham 101 pessoas na minha frente) e mais uma hora e pouquinho para atendimento. O atendimento dura uns 15 minutos e você recebe um protocolo. Você pode realizar esse procedimento também na Casa do Cidadão, mas, tem que levar foto 3×4 e demora aproximadamente 30 dias para entrega.
Em seguida fui pra Casa do Cidadão do Shopping Benfica. Lá atualizei minha Carteira de Trabalho e Previdência Social, CTPS. Você precisa da Certidão de Casamento, Comprovante de Residência, CPF, Foto 3×4 e a Carteira de Trabalho anterior. Aproveitei que estava no Shopping Benfica e fui até a agência da Caixa Econômica Federal atualizar o CPF. Lá você precisa apenas da Certidão de Casamento, a atendente atualiza seus dados e você vai ao caixa pagar uma taxa de R$ 5,70. Aproveitei que estava na Caixa e atualizei também meu PIS, para isso precisei deixar uma cópia da Certidão de Casamento e preenche um formulário.
Ufa!! Gastei a manhã toda para fazer isso. Ainda ficou faltando a Carteira Nacional de Habilitação e o Título de Eleitor. Para atualização da CNH, você deve esperar o recebimento do seu RG e ir até o Detran mais próximo ou í Casa do Cidadão do Shopping Diogo, que fica no Centro ( a do Shopping Benfica não está atendendo CNH). O Título de Eleitor você faz o pré atendimento via internet e eles marcam o dia que você deverá comparecer para realizar a atualização.
Em resumo, o que precisamos atualizar:
·         RG (Casa do Cidadão – levando foto 3×4, certidão de casamento original e cópia, CPF se desejar colocar o número dele no RG. Instituto de Identificação – apenas certidão de casamento e cópia e CPF, conforme dito anteriormente)
·         CPF (Caixa econômica ou Correios, mediante pagamento de taxa R$ 5,70 – levar certidão de casamento)
·         CTPS (Casa do Cidadão ou DRT – Foto 3×4, Certidão de casamento, comprovante de endereço e a carteira de trabalho anterior)
·         PIS (Caixa Econômica – Certidão de casamento e o número do PIS)
·         CNH (Casa do Cidadão ou Detran – levar o RG já alterado, comprovante de endereço e foto 3×4 – se o RG não tiver o número do CPF, leve o CPF também)
·         Título de Eleitor (realizar o pré-atendimento pelo site do TRE e seguir as instruções)
Depois de todas essas atualizações, tem que ir ao banco também e atualizar seu endereço, nome e documentos.
Dicas:
·        Melhor sobrar do que faltar, então, tire xerox de todos os documentos que vai precisar, faça uma pastinha e monte um roteiro pra conseguir resolver o máximo de coisas numa saída só. As filas e esperas são longas, então, a tendência é a gente ficar adiando a atualização desses documentos.
·        Se seu RG e CTPS tem mais de 10 anos de expedição, você vai ter que atualizá-los mesmo não tendo realizado alteração do seu nome no casamento civil.
·        Ao alterar seu endereço, os dados do seu CPF precisam ser atualizados também.
Quis expor aqui um pouco da minha (in) experiência com alteração de documentos e ajudar as noivinhas do blog Casamento 2.0 nesse momento tão burocrático, porém, mais rápido do que parece. Fila é chato em qualquer lugar e tudo que a gente vai resolver, tem que esperar. Então, reserve um tempinho e atualize seus docs para evitar problemas depois. Espero ter ajudado 🙂
Comments
Aline Farias
16/02/2012Post super útil!
Selma
19/02/2012Oi Nathali, amei esse post. Caso em 12 dias e é bom ficar sabendo que vou precisar trocar todos os documentos!!! Bjos e estamos aguardando fotos do casório…
Luana
23/02/2012UFA! Deu canseira só de ler!! Mas adorei o post! 🙂
Já tinha comentado com a Lara que queria acrescentar o nome do marido, então já tinha recebido uma prévia do que virá!! 🙂
Bjos nas duas!
ghimena
24/02/2012amei o post =) brigadinha por sempre lembrar das que ainda estão noivinhas rsrsrsrs
bjss
Lara
24/02/2012Canseira mesmo! rsrsrs
Mas, em dois dias a gente resolve tudo 🙂
Nara Müller
04/08/2012como fica para quem nao alterou o nome??? quais o documentos que precisam ser alterados realmente ou onde posso saber sobre o assunto ja que minha identidade é desse ano! grata pelo pronto retorno
Helen
19/02/2013Obrigada pelo post..
Ajudou bastaaante… vou casar logo logo e já queria saber os documentos que precisarei alterar…
Parabéns pelo post!!! 😀
Chiara
22/02/2013Pelo Poupa tempo vc agenda para atualizar RG, muito mais simples !
Cristiane
02/08/2013Amei o Post!!! Foi muito útil! Beijo grande! Que Deus abençoe essa nova etapa de suas vidas!
Mariana
02/08/2013Muito obrigada pelas dicas 🙂
roberta
23/04/2014muito obrigada pelas dicas!! super uteis!
rilania
08/04/2015qual o endereço do Instituto de Identificação?